Gramado vai receber, às vésperas da primavera de 2017, sob o tom azul-violeta dos cachos das hortênsias, milhares de profissionais da contabilidade para mais uma jornada de conhecimento, desta vez unindo duas propostas consagradas do calendário contábil: o Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC) e a Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

O propósito de unir a realização de dois grandes eventos como o ENMC e a Convenção Estadual representa uma ação estratégica das entidades organizadoras, que são o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS).

Com o mote “Dois eventos em um”, a organização vai promover uma programação simultânea, com palestras e painéis que atendam aos objetivos do Encontro Nacional da Mulher Contabilista e da Convenção do Rio Grande do Sul. Ambos são eventos tradicionais, realizados a cada dois anos e que possuem finalidades específicas, mas tanto um quanto outro buscam o aprimoramento dos profissionais e a superação por meio do conhecimento técnico atualizado.

O desempenho de alta performance alicerçado em princípios éticos, a atuação em ambiente moderno e tecnológico, o desenvolvimento da responsabilidade social e a participação em relevantes questões nacionais são algumas das metas que serão compartilhadas durante a 11ª edição do ENMC e a 16ª da Convenção gaúcha.

E assim, na cidade dos jardins de hortênsias, em meio à mata de araucárias, cascatas e vales da Serra Gaúcha, os profissionais da contabilidade são esperados para três dias de viagem pelo saber contábil. Recomenda-se aproveitar cada minuto da programação técnica, sem desperdiçar a rica cultura da encantadora Gramado.

Histórico dos Encontros Nacionais da Mulher Contabilista

A cada edição, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista vem crescendo e conquistando público mais numeroso. Do primeiro evento, realizado no Rio de Janeiro-RJ (1991), passando por Salvador-BA (1992), Maceió-AL (1999), Belo Horizonte-MG (2003), Aracaju-SE (2005), Florianópolis-SC (2007), Vitória-ES (2009), Caldas Novas-GO (2011), Santos – SP (2013) e Foz do Iguaçu-PR (2015), a proposta de discutir temas contábeis e de interesse geral, com enfoque principal no universo feminino, consolidou-se entre a classe e conquistou espaço cativo no calendário de eventos contábeis. Nos últimos Encontros, a média de público ultrapassou 2.000 participantes.

Histórico das Convenções de Contabilidade do Rio Grande do Sul

Sem dúvida alguma, o grande acontecimento da classe contábil do RS, realizada de dois em dois anos, com o apoio do CRCRS, CFC e das entidades gaúchas da classe. Em 2017, a Convenção de Contabilidade chegará em sua 16ª edição. Ao longo dos anos, o evento constituiu-se em uma tradição entre os profissionais e estudantes da área contábil, que aguardam esses dias de Convenção com a certeza de que terão ampliado as suas condições de desenvolvimento profissional, fomentando a responsabilidade dos profissionais da contabilidade perante a sociedade, além de ser um espaço para a ampliação das redes de relacionamento entre os participantes e entre os participantes e os expositores. O traço marcante das Convenções de Contabilidade do Rio Grande do Sul é o conteúdo programático, cuidadosamente elaborado, buscando desenvolver temas atuais e de grande interesse, com abrangência de todos os segmentos da Contabilidade.